Publicado 17/09/26
Palavras-chave
- Alfabetização,
- Observação participante ,
- Interações,
- Práticas pedagógicas
Resumo
O presente relato de experiência tem como objeto de estudo a observação participante, especificamente a observação realizada no âmbito do Pibid, no período de março a julho, em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal. Partiu-se da seguinte problemática: como a observação participante favorece a compreensão das interações entre professora, alunos e práticas alfabetizadoras? O objetivo foi analisar como a observação participante contribui para compreender essas interações durante o processo de alfabetização. Os resultados revelam que a observação participante possibilitou compreender a dinâmica da alfabetização e contribuiu para a formação dos pesquisadores.
Referências
- FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1999.
- LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
- PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
- PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
- PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
- SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.