Relatos de Experiência
LITERATURA INFANTIL E INTERDISCIPLINARIDADE: VIVENCIANDO A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 1ºANO
Publicado 17/09/26
Palavras-chave
- Literatura Infantil,
- Sequência Didática,
- Interdisciplinaridade,
- Práticas Culturais
Resumo
Este relato de experiência descreve a elaboração de uma sequência didática (SD) interdisciplinar, a partir de uma prática cultural para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, fundamentada na obra literária “Porco de Casa Cachorro é”. O objetivo foi promover o desenvolvimento da leitura, oralidade e raciocínio lógico, integrando Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Como resultados, esperamos que, quando aplicada, a SD provoque o engajamento dos estudantes e a construção coletiva de conhecimentos, podendo culminar com a produção de murais expositivos que fortaleçam a integração curricular e o cuidado animal.
Referências
- CAMPO GRANDE (MS). Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – Reme: v. 2, 5, 6 e 7. Campo Grande: Semed, 2020. Disponível em: https://gefem-semed.blogspot.com/p/referencial-curricular-da-reme-2020.html. Acesso em: 19 jul. 2026.
- CARDOSO, Maria Angélica; CAMPOS, Viviane Gregorio Barbosa de. Práticas culturais: a palavra, o texto e o contexto no processo de alfabetização. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 68-88, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/62833. Acesso em: 19 jul. 2026.
- FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
- PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2006.
- PORTELLA, Mirna Brasil. Porco de casa cachorro é. Rio de Janeiro: Escrita Fina, 2017.
- PULLMAN, P. As crianças precisam de arte, histórias, poemas e música tanto quanto precisam de amor, comida, ar puro e brincar. Blog Astrid Lindgren Memorial Award, Estocolmo, Suécia, 17 de dezembro de 2015.