LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Abstract
Este trabalho buscou realizar um levantamento de produções acadêmicas sobre a temática Música na Educação Infantil com enfoque na pedagogia histórico-crítica e/ou teoria histórico-cultural. A modalidade de pesquisa foi tipo Estado da Arte, delineado pela metodologia de Botero (2000). A busca pelas produções foi realizada nas plataformas Banco de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Teses e Dissertações da CAPES. As unidades selecionadas foram todas dentro dos critérios pré-estabelecidos, unidades que se tratavam do ensino da música na educação infantil. Na busca inicial encontramos 48 unidades de análise dentro dos descritores pesquisados, em um primeiro momento, no qual consideramos apenas o tema, selecionamos 7 trabalhos e, ao final, após realizar as análises mais aprofundadas, restaram 5 unidades para o aprofundamento. Concluímos que há muitas produções que apresentam a musicalização na infância e notamos suas contribuições para o desenvolvimento humano, porém ainda faltam trabalhos que unem diretamente esta temática com a abordagem teórica proposta. Observamos lacunas recorrentes, como a falta de uma formação específica, superficialidade com que a música é abordada nos currículos e falta de estudos que associam teoria e prática em contextos educativos.