Vol. 4 (2025)
Artigos

AFETIVIDADE E PROTAGONISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CEI CLAUDETE DE OLIVEIRA DA VERA CRUZ

Publicado August 13, 2025

Resumen

Resumo: O presente artigo tem como eixo central a análise das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da Educação Infantil, com ênfase na importância da afetividade nas interações e trocas entre professores e crianças, bem como na valorização da autonomia e do protagonismo infantil no ambiente escolar, considerando a importância de uma rotina estruturada. Essas reflexões emergiram a partir das experiências vivenciadas durante o Estágio Obrigatório II, realizado no Centro de Educação Infantil Claudete de Oliveira da Vera Cruz, na turma dos grupos 4, em agosto de 2024. A partir da observação atenta do cotidiano escolar, foi possível compreender que a construção de uma prática pedagógica significativa e respeitosa está diretamente relacionada à qualidade das relações estabelecidas entre educadores e crianças, ao reconhecimento da criança como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem e à criação de um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral na primeira infância. Assim, consideramos que investir em práticas pedagógicas que reconheçam e respeitem as infâncias em suas diversas expressões é condição indispensável para garantir uma educação de qualidade, ética e socialmente comprometida.