v. 4 (2025)
Artigos

O POTENCIAL FORMATIVO PIBID: EM ANÁLISE AS NARRATIVAS DE ACADÊMICAS BOLSISTAS

Publicado August 13, 2025
Palavras-chave
  • Pibid,
  • Formação Docente,
  • Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as vivências e os desafios enfrentados durante a execução do Subprojeto Alfabetização, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), refletindo sobre sua contribuição para a formação docente. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma análise documental, tendo como fontes a legislação educacional e documentos regulatórios do Pibid, e a análise dos relatórios de acadêmicas bolsistas do Pibid, escritos em forma de narrativas. Como resultados, aponta-se que a participação no subprojeto tem propiciado às pibidianas aprendizagens relacionadas à condução de atividades em uma turma crianças em fase de alfabetização, à importância do planejamento de atividades contextualizadas e ao desenvolvimento de estratégias criativas de ensino.