BATE, GIRA, GINGA, SAMBA:

o corpo-samba-território como uma categoria de análises decoloniais entre Direito, Arte e Território

Resumo

Enquanto um fenômeno que encontra linhas de fuga da racionalidade neoliberal e do colonialismo, o corpo-samba-território se apõe em linha de contestação ao achatamento existencial que sugere o paradigma científico moderno. Ao se inscrever coletivamente, o corpo em roda de samba tensiona o espaço, territorializando-o em afirmação da vida: existir, (r)existir e resistir. Por meio de uma pesquisa teórica em artigos e livros, essa escrito visa investigar a potencialidade de um “corpo-samba-território” como resistência decolonial. Enquanto metáfora que colabora para as leituras interdisciplinares entre Direito, Arte e Território, e também como fresta para entender o Outro e suas óticas outras de mundo, conclui-se com a percepção de que essa categoria resgata a dimensão do por vir que, face à dimensão de alteridade na desconstrução derridiana, se põe como uma possível imagem da desconstrução das normatividades em face do colonialismo, sendo o corpo-samba a própria democracia por vir.

Biografia do Autor

Bernardo Gomes Barbosa Nogueira

Bernardo Gomes Barbosa Nogueira. Docente do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território da Universidade do Vale do Rio Doce - UNIVALE. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com estágio de Doutoramento na Universidade de Coimbra. Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8970715085414975. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8882-6223. E-mail: bernardo.nogueira@univale.br. Endereço profissional: R. Israel Pinheiro, 2000 - Universitário, Gov. Valadares - MG, 35020-220. Telefone: (31) 7527-6148.

Letícia Vasconcellos Moreira, Universidade do Vale do Rio Doce / Univale

Letícia Vasconcellos Moreira é Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território da Universidade do Vale do Rio Doce - UNIVALE, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, integrante do Grupo de Pesquisa “Direito, literatura e reinvenções simbólicas do território: diálogos em tempos neoliberais. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-1919-1976. E-mail: leticia.vasconcellos@univale.br. Endereço profissional: R. Israel Pinheiro, 2000 - Universitário, Gov. Valadares - MG, 35020-220. Telefone: (33) 9800-8310.

Publicado
2025-11-13