PODE A APARÊNCIA FALAR? Classes sociais e a periferia da estética

  • Janaína Vieira de Paula Jordão UFG
  • Maria Luiza Martins de Mendonça UFG

Resumo

Pretendemos, neste texto, refletir sobre as classificações e as modas e modos das classes populares brasileiras como marcadores de posição social, cultural e mesmo inferências sobre comportamentos pessoais. Para isso nos valeremos de contribuições originárias dos estudos culturais, dos estudos sobre consumo e, de forma menos relevante de algumas questões levantadas pelos estudos pós-coloniais. Entendemos que essas distintas abordagens podem ser complementares. Além das contribuições teóricas, foram realizadas entrevistas (Jordão, 2015) na cidade de Goiânia, com indivíduos de diversas classes sociais a respeito dos valores atribuídos às aparências, à estética e à moda.

Biografia do Autor

Janaína Vieira de Paula Jordão, UFG
Janaína Vieira de Paula Jordão, doutora em sociologia pela FCS/UFG e professora no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás.
Maria Luiza Martins de Mendonça, UFG
Maria Luiza Martins de Mendonça, doutora em comunicação pela ECA/USP e professora colaboradora no PPGCom da Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás.

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Publicado
2017-08-08