O (DES)APRENDER AESTHETICO COMO OPÇÃO DESCOLONIAL: resenha do livro Arte y estética en la encrucijada descolonial II

  • Francine Carla de Salles Cunha Rojas UFMS
  • Mila Guimarães Darós UFMS

Resumo

O livro Arte e estética en la encrucijada descolonial II (2014) reúne ensaios de quatro diferentes autores que empreendem reflexões guiadas a partir do leitmotiv descolonial “desprendimento”, os textos, como lembrado por Walter Mignolo, já haviam sido publicados na revista Calle 14, periódico que se detém em questões relacionadas a arte. O título do volume assinala, desde o início, o compromisso de refletir sobre a descolonialidade ante o sistema de pensamento mundial/colonial moderno e o posicionamento de seus saberes hegemônicos diante de saberes não concebidos e acalentados no seio do Ocidente.

Biografia do Autor

Francine Carla de Salles Cunha Rojas, UFMS

Graduada em Letras em 2013 na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus Grande Grande, habilitação Português/Espanhol. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado (UFMS - Três Lagoas) nas cartas cartas publicadas do escritor mineiro Fernando Sabino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cartas,Fernando Sabino, amizade, Clarice Lispector, literatura e pesquisa, cultura, linguagem, e história.

Mila Guimarães Darós, UFMS

Graduada em Artes visuais - Bacharelado, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Letras, graduada em Artes visuais - Licenciatura, pela Uniasselvi, especialização em Arteterapia pela Universidade Anhanguera - UNIDERP. Mestranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGMEL, Campus Campo Grande. Desenvolve pesquisa intitulada O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE: reflexões culturais, tradutórias e biográficas, sob a orientação do Prof. Edgar Cézar Nolasco. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados- NECC/UFMS, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica biográfica, arte contemporânea, Clarice Lispector e literatura infantil.

Referências

ACHINTE, Adolfo A. “Comida y colonialidad: tensiones entre el proyecto hegemónico moderno y las memorias del paladar”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 57 – 76.

GÓMEZ, Pedro P. “Introducción: trayectórias de la opición descolonial”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 11 - 28.

GÓMEZ, Pedro P. “Bioestética: estéticas e invenciones dela naturaleza”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 111 - 129.

MIGNOLO, Walter. “Prefácio”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 07 - 09.

MIGNOLO, Walter. “Aiesthesis decolonial”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 31 - 54.

TLOSTANPVA, Madina. “La aesthesis trans-moderna en la zona fronteriza eurasiática y el anti-sublime decolonial”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 79 – 108.

Publicado
2017-08-08