O (DES)APRENDER AESTHETICO COMO OPÇÃO DESCOLONIAL: resenha do livro Arte y estética en la encrucijada descolonial II

  • Francine Carla de Salles Cunha Rojas UFMS
  • Mila Guimarães Darós UFMS

Resumen

O livro Arte e estética en la encrucijada descolonial II (2014) reúne ensaios de quatro diferentes autores que empreendem reflexões guiadas a partir do leitmotiv descolonial “desprendimento”, os textos, como lembrado por Walter Mignolo, já haviam sido publicados na revista Calle 14, periódico que se detém em questões relacionadas a arte. O título do volume assinala, desde o início, o compromisso de refletir sobre a descolonialidade ante o sistema de pensamento mundial/colonial moderno e o posicionamento de seus saberes hegemônicos diante de saberes não concebidos e acalentados no seio do Ocidente.

Biografía del autor/a

Francine Carla de Salles Cunha Rojas, UFMS

Graduada em Letras em 2013 na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus Grande Grande, habilitação Português/Espanhol. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado (UFMS - Três Lagoas) nas cartas cartas publicadas do escritor mineiro Fernando Sabino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cartas,Fernando Sabino, amizade, Clarice Lispector, literatura e pesquisa, cultura, linguagem, e história.

Mila Guimarães Darós, UFMS

Graduada em Artes visuais - Bacharelado, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Letras, graduada em Artes visuais - Licenciatura, pela Uniasselvi, especialização em Arteterapia pela Universidade Anhanguera - UNIDERP. Mestranda em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGMEL, Campus Campo Grande. Desenvolve pesquisa intitulada O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE: reflexões culturais, tradutórias e biográficas, sob a orientação do Prof. Edgar Cézar Nolasco. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados- NECC/UFMS, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica biográfica, arte contemporânea, Clarice Lispector e literatura infantil.

Citas

ACHINTE, Adolfo A. “Comida y colonialidad: tensiones entre el proyecto hegemónico moderno y las memorias del paladar”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 57 – 76.

GÓMEZ, Pedro P. “Introducción: trayectórias de la opición descolonial”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 11 - 28.

GÓMEZ, Pedro P. “Bioestética: estéticas e invenciones dela naturaleza”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 111 - 129.

MIGNOLO, Walter. “Prefácio”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 07 - 09.

MIGNOLO, Walter. “Aiesthesis decolonial”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 31 - 54.

TLOSTANPVA, Madina. “La aesthesis trans-moderna en la zona fronteriza eurasiática y el anti-sublime decolonial”. In: MIGNOLO, Walter (Org). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Ciudad autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2014. p. 79 – 108.

Publicado
2017-08-08