COM A PALAVRA, O AUTOR – exercícios de crítica biográfica na contemporaneidade

  • Ana Cláudia Viegas UERJ

Resumo

Uma releitura de dois textos clássicos sobre a figura do autor – O que é um auttor, de Michel Foucault (1992), e “A morte do autor”, de Roland Barthes (1988) – nos leva a identificar a noção de autor como “o momento forte da individualização” (FOUCAULT, 1992, p. 33) na história das ideias, dos conheci- mentos, das literaturas, da filosofia e das ciências, e a relacionar a “função autor” à emergência do indivíduo moderno. Apesar de a crítica literária moder-
na já ter posto em questão o caráter absoluto e o papel fundador do sujeito, 9
quando passou a privilegiar a análise interna da obra em detrimento das refe-
rências biográficas ou psicológicas do autor, Foucault propõe uma retomada dessa questão, não no sentido de restaurar um sujeito originário, mas para analisá-lo como “uma função variável e complexa do discurso”. Supõe que não seja indispensável a permanência da função autor, imaginando uma cultura em que os discursos circulassem e fossem recebidos sem ela, “no anonimato do murmúrio”

Biografia do Autor

Ana Cláudia Viegas, UERJ

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora associada do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: contemporaneidade, novas tecnologias, memória, imagem, acervos literários e vida literária.

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COMA PALAVRA, OAUTOR – exercícios de crítica biográfica na contemporaneidade

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Publicado
2017-08-26