ANIMAIS BIOGRÁFICOS EM Poliedro, de Murilo Mendes

  • Lyslei Nascimento Nascimento UFMG
  • Filipe Amaral Rocha de Menezes UFMG

Resumo

A intrigante imagem do poliedro suscitada pelo título do livro de Murilo Mendes, como um “sólido geométrico com quatro ou mais faces, delimitado por polígonos planos”,1 remete o leitor para as muitas faces da poesia. Desde a etimologia grega da palavra: póly (vários) e ftedra (faces), Murilo Mendes em cada um de seus verbetes, deixa vislumbrar, sob o manto diáfano da biografia, seres imaginários e animais que, ficcionalmente, passam a existir, imaginados
pelo seu poeta-criador.

Biografia do Autor

Lyslei Nascimento Nascimento, UFMG

Doutora em Letras: Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutora pela Universidade de Buenos Aires, Argentina (2003) e pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada IV na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Judaica. Coordenadora do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG, do Convênio de Intercâmbio Discente entre a UFMG e a Academy of Art and Design de Jerusalém, Israel. Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. Editora da "Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG". Membro do GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL desde 2012. Coordenadora do GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL no biênio 2014-2016 e 2016-2018. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Isaac de Castro Tartas - USP. Vencedora do 2015-2016 Travel Award for Latin American Jewish Research na Universidade do Texas em Austin, pelo Schusterman Center for Jewish Studies. University Affiliate Visiting Scholar/Visiting Researcher (10/2015) na Universidade do Texas em Austin, EUA.

Filipe Amaral Rocha de Menezes, UFMG

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e Mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2013-1015). Atualmente é servidor público federal, Administrador no Depto. de Recursos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Crítica Literária e na área de Recursos Humanos, atuando em Seleção de Pessoas, Programas de Avaliação de Desempenho, Capacitação e Qualificação e Dimensionamento da Força de Trabalho.

Referências

Não há referências.

Publicado
2017-08-26