ANIMAIS BIOGRÁFICOS EM Poliedro, de Murilo Mendes

Authors

  • Lyslei Nascimento Nascimento UFMG
  • Filipe Amaral Rocha de Menezes UFMG

Abstract

A intrigante imagem do poliedro suscitada pelo título do livro de Murilo Mendes, como um “sólido geométrico com quatro ou mais faces, delimitado por polígonos planos”,1 remete o leitor para as muitas faces da poesia. Desde a etimologia grega da palavra: póly (vários) e ftedra (faces), Murilo Mendes em cada um de seus verbetes, deixa vislumbrar, sob o manto diáfano da biografia, seres imaginários e animais que, ficcionalmente, passam a existir, imaginados
pelo seu poeta-criador.

Author Biographies

  • Lyslei Nascimento Nascimento, UFMG

    Doutora em Letras: Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutora pela Universidade de Buenos Aires, Argentina (2003) e pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada IV na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Judaica. Coordenadora do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG, do Convênio de Intercâmbio Discente entre a UFMG e a Academy of Art and Design de Jerusalém, Israel. Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. Editora da "Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG". Membro do GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL desde 2012. Coordenadora do GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL no biênio 2014-2016 e 2016-2018. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Isaac de Castro Tartas - USP. Vencedora do 2015-2016 Travel Award for Latin American Jewish Research na Universidade do Texas em Austin, pelo Schusterman Center for Jewish Studies. University Affiliate Visiting Scholar/Visiting Researcher (10/2015) na Universidade do Texas em Austin, EUA.

  • Filipe Amaral Rocha de Menezes, UFMG

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e Mestrado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2013-1015). Atualmente é servidor público federal, Administrador no Depto. de Recursos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Crítica Literária e na área de Recursos Humanos, atuando em Seleção de Pessoas, Programas de Avaliação de Desempenho, Capacitação e Qualificação e Dimensionamento da Força de Trabalho.

References

Não há referências.

Published

2017-08-26