GRAFIAS NA PEDRA: traços de João Cabral

  • Roniere Menezes CEFET-MG

Resumo

João Cabral de Melo Neto nasce em 9 de janeiro de 1920, em Recife. No poema “Autobiografia de um só dia”,1 do livro A escola das facas, de 1979, o poeta expõe-se, como poucas vezes ocorre em sua obra. Relata o próprio nascimento e revela o comportamento aristocrático e religioso da família diante do evento: os filhos deveriam nascer sempre na casa do avô materno. A família desloca-se do interior, do Engenho Poço, para a cidade. Como a mãe dorme, após a chegada, no “quarto-dos-santos/ misto de santuário e capela”, antes de se dirigir ao quarto tradicional dos partos, o menino nasce, de madrugada, ali mesmo: “nascemos eu e minha morte,/ contra o ritual daquela Corte/ (...) / Parido no quarto-dos-santos,/ sem querer, nasci blasfemando”. O novo poeta gaucfte nasce com “sangue e grito”, já questionando a “freirice dos lírios”.

Biografia do Autor

Roniere Menezes, CEFET-MG

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Desenvolveu projeto de Pós-Doutorado sobre produções de arte e literatura no período da Política da Boa Vizinhança - II Guerra Mundial - junto ao Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC-UFRJ (2016). Em 2011 lançou o livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius, pela Ed. UFMG. É professor da Pós Graduação em Estudos de Linguagens, da graduação em Letras e do curso Técnico do CEFET-MG. É líder do Núcleo de Estudos ATLAS (Análises Transdisciplinares em Literatura, Arte e Sociedade), vinculado ao CNPq, e pesquisador do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG. Desenvolve pesquisas na área de literatura, música popular e cultura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poéticas do espaço e do comum, biopolítica, memória, arquivo e processos criativos.

Referências

ABUJAMRA, Antônio. Carta a Cabral. Madrid, 29 de maio de 1959. Arquivo João Cabral de Melo Neto. Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro.

ABUJAMRA, Antônio. Entrevista à Revistta Caros Amigos. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2008.

GRAFIAS NA PEDRA: traços de João Cabral

Cadernos de Estudos Culturais

Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, n. 4, p. 149 – 163, jul./dez. 2010.

ATHAYDE, Félix de. Ideias fixas de João Cabral. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; FBN; Mogi das Cruzes, SP: Universidade de Mogi das Cruzes, 1998.

CARONE, Modesto. Severinos e comendadores. In: SCHWARZ, Roberto (Org.). Os pobres da litterattura brasileira. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.

CASTELLO, José. João Cabral de Melo Netto: o homem sem alma & diário de tudo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Ed. Escuta, 1998. DERRIDA, Jacques. Polittiques de l’amittié. Paris: E. Galilée, 1994.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault, Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

LISPECTOR, Clarice. Carta a Cabral. Washington, 7 de maio de 1957. Arquivo de João Cabral de Melo Neto. Fundação Casa de Rui Barbosa. JCMNCp.

MELO NETO, João Cabral de. Carta a Clarice Lispector. In: LISPECTOR, Clarice. Correspondênci- as. MONTEIRO, Tereza (Org.). Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

MELO NETO, João Cabral de. Carta a Murilo Rubião. Marselha, 1. XII.958. Arquivo Murilo Rubião. Acervo de escritores mineiros da UFMG.

MELO NETO, João Cabral de. Carta a Murilo Rubião. Marselha, 6. XII.958. Arquivo Murilo Rubião. Acervo de escritores mineiros da UFMG.

MELO NETO, João Cabral de. Carta a Vinicius. Barcelona, 16 de setembro de 1947. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa. VM cp 417.

MELO NETO, João Cabral de. Entrevista: considerações do poeta em vigília. In: INSTITUTO MOREIRA SALLES. Cadernos de Litterattura Brasileira: João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, nº 1, p. 62-105, mar. 1997.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completta. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1999.

MORAES, Vinicius de. Poesia completta e prosa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 2004.

MORAES, Vinicius de. Correspondência entre Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes. Arquivo Vinicius de Moraes. Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, VMcp 063.

SÜSSEKIND, Flora (Org.). Correspondência de Cabral com Bandeira e Drummond. Rio de Janei- ro: Nova Fronteira; Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.

Publicado
2017-08-26