LITERATURA COMPARADA: uma estética humanística
Resumo
Muito tem sido dito sobre o desenvolvimento, as tendências e a metodologia que norteiam os estudos comparados no cenário mundial. No Brasil, não tem sido diferente. Os congressos organizados desde longa data e a extensa publicação de revistas e livros sobre o assunto, atestam o continuado interesse por essa estética itinerante, cuja vocação primordial é a busca do Outro, do “geograficamente distante”,3 daquelas alteridades que se constituem longe do nosso horizonte. O século XIX, mais notadamente, vê surgir na Europa, com inegável visibilidade e intensidade, debates e reflexões, estudos e manuais que tentam aprofundar e teorizar acerca do ‘’modus operandi’’ dessa disciplina de complexa natureza. Caracterizada por uma ‘’visão planetária’’ do mundo das Letras, expressão de Réne Etiemble, aberta ao estrangeiro, a Literatura Comparada tem sido submetida ao escrutínio e à avaliação nem sempre favorável de críticos da área.Referências
BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
CANDIDO, Antonio. O Direito À Literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CARVALHAL, Tânia; COUTINHO, Eduardo F. (Orgs.) Literatura Comparada: Textos Fundadores. Rio de janeiro: Rocco, 1994.
COUTINHO, Eduardo F. Literatura Comparada, literaturas estrangeiras e o questionamento do cânone. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro, n.3, p. 69, 1996.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
MINER, Earl. Comparative Poetics: An Intercultural Essay on Theories of Literature. Princeton, 1990.
NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: História, Teoria e Crítica. São Paulo: EDUSP, 1997.
PAGEAUX, Daniel-Henry. La Littérature general et comparée. Paris: Armand Colin Éditeur, 1994.
REYES, Graciela. Polifonia Textual. Madrid: Gredos, 1984.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.