CULTURA E IDENTIDADE

compreendendo o processo de construção/desconstrução do conceito de identidade cultural

  • Miguel Archanjo de Freitas Junior UEPG
  • Tatiane Perucelli UEPG

Resumo

O objetivo do presente estudo foi compreender como os conceitos de identidade e cultura completam-se na contribuição do entendimento da identidade cultural. Para isso, através da revisão de literatura, apresentou-se o processo de construção dos conceitos cultura e identidade, e posteriormente uma análise da contribuição desses conceitos para a elaboração de uma identidade cultural, através da perspectiva desconstrutivista. Visto que, quando fala-se em identidade cultural, as discussões em torno de dois conceitos que estão em crise fazem-se necessária, conceitos estes: cultura e identidade, compreendo suas abordagens, saindo de perspectivas isoladas de pensamento, empregando conceitos em “xeque” no intuito de serem repensados e então dialogados a partir de novos quadros teóricos, observando que o processo de identificação cultural passa por uma essência inicial, a raiz da cultura, que pode ser perpetuada pelo o indivíduo, ou não. Abrindo assim novas visões para o mundo e sua cultura nos processos de identificação.

Biografia do Autor

Miguel Archanjo de Freitas Junior, UEPG

Miguel Archanjo de Freitas Junior é Doutor em História, pela Universidade Federal do Paraná. E-mail: mfreitasjr@uepg.br.

Tatiane Perucelli, UEPG

Tatiane Perucelli é Mestranda - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Estadual de Ponta Grossa – Ponta Grossa – PR. E-mail: tatianeperucelli@live.com.

Publicado
2020-02-12