ENEIDA MARIA DE SOUZA em três anos de publicações

  • Letícia Malard UFMG

Resumen

A proposta deste artigo sobre Eneida Maria de Souza é comentar textos seus publicados pela primeira vez entre 2010 e 2012. Um recorte muito pequeno se justifica pelo fato de minha intenção principal ser apresentar um panorama das questões as quais a ensaísta vem expondo atualmente em seus trabalhos. E ainda: testemunhar que, com o passar dos anos, Eneida prossegue ativa e produtiva, servindo de exemplo contrário para os que decidem interromper a corrida da vida muito antes da linha de chegada. Além de publicar e republicar, Eneida leciona, pesquisa, examina, faz palestras, participa de eventos no Brasil e no exterior, orienta trabalhos acadêmicos, presta assessorias, etc. Vive uma vida profissional realmente invejável! 

Biografía del autor/a

Letícia Malard, UFMG
Possui Licenciatura em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG (1959) e doutorado em Literatura Brasileira, pela mesma Universidade (1972). É professora titular emérita da UFMG, escritora, crítica literária e presta assessoria a órgãos acadêmicos e culturais. Atua principalmente nos seguintes temas, além de Literatura Brasileira: Teoria da Literatura, Literatura Comparada e relações entre Literatura e História.

Citas

CARRÈRE, Emmanuel. D'autres vies que la mienne. Saint Amand (Cher): P.O.L., 2012.

ECO, Umberto. Pós-escrito a O nome da rosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985. 66 p.

GOFF, Jacques Le. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.

HOUELLEBECQ, Michel. La carte et le territoire. Paris: Éditions J'ai Lu, 2012.

KNAUSGÅRD, Karl Ove. A morte do pai: minha luta 1. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MALARD, Letícia. De volta ao herói sem caráter. Leia, São Paulo, v. 9, n. 35, p. 43, 1990.

MALARD, Letícia, SOUZA, Eneida Maria de. O modernismo. In: STARLING, Heloísa Maria Murgel; CARDIA, Gringo; ALMEIDA, Sandra Regina Goulart; MARTINS, BrunoViveiros (Org.). Minas Gerais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p. 228-245.

MARO, Públio Virgílio. Eneida. Trad. Manoel Odorico Mendes. EbooksBrasil. Disponível em www.ebooksbrasil.org/adobeebook/eneida.pdf . Acesso em 27 de junho de 2014.

MARQUES, Reinaldo Martiniano; OTTE, Georg; SOUZA, Eneida Maria de (Org). “João Guimarães Rosa: Diário de guerra”: estabelecimento do texto, notas explicativas, introdução e tradução de expressões e de textos em alemão retirados da imprensa e colados no “Diário”. Inédito.

MOSER, Benjamin. Uma história à luz do crepúsculo: Stefan Zweig além de seu suicídio. Trad. Francesca Angiolillo. Folha de S. Paulo: Ilustríssima, São Paulo, 22 de junho de 2014, p. 8-9.

SANTIAGO, Silviano. O falso mentiroso: memórias. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004. 222 p.

SOUZA, Eneida Maria de. A crítica biográfica. In: ___. Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 17-25.

SOUZA, Eneida Maria de. A crítica biográfica, ainda. Cadernos de Estudos Culturais, v. 2, p. 51-57, 2010.

SOUZA, Eneida Maria de. A memória de Borges. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 20 n. 2, p. 27-35, mai.-ago. 2010.

SOUZA, Eneida Maria de. A modernidade residual do contemporâneo. In: CAPELA, Carlos Eduardo Schmidt; REALES, Liliana (Org.). Arquivos de passagens, paisagens. Florianópolis: EDUFSC, 2012, p. 27-30.

SOUZA, Eneida Maria de. A pedra mágica do discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1988. 136 p.

SOUZA, Eneida Maria de. A pedra mágica do discurso. 2 ed. revista e ampliada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 233 p.

SOUZA, Eneida Maria de. Biografar é metaforizar o real. In: Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p. 53-62.

SOUZA, Eneida Maria de. Cenas de uma morte plagiária. Brasil (Porto Alegre), v. 2, p. 4-13, 2011.

SOUZA, Eneida Maria de. Cenas de uma morte plagiária. In: SOUZA, Eneida Maria de; LaGUARDIA, Adelaine; MARTINS, Anderson Bastos (Org). Figurações do íntimo: ensaios. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013. p. 55-63.

SOUZA, Eneida Maria de. Com açúcar e com afeto. In: NUNES, Maria Therezinha, TEIXEIRA, Maria das Graças, GARCIA, Maria Mello, ANDRADE, Therezinha (Org). Ecos do passado – memórias da infância e da escola no século XX. Belo Horizonte: Editora O Lutador, 2010. p. 44-48.

SOUZA, Eneida Maria de. Correspondência: Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa. (Organização, introdução e notas). São Paulo: Editora Peirópolis : Edusp, 2010. 397 p.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica biográfica e gênese textual. In: I Congresso Internacional de Estudos Filológicos/VI Seminário de Estudos Filológicos, 2012, Salvador. Filologia, Críticas e processos de criação. Salvador: Appris, 2012. v. 1., p. 299-307.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 177 p.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica genética e crítica biográfica. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 25-29, out./dez. 2010.

SOUZA, Eneida Maria de. Curriculum vitae. Disponível em www. lattes.cnpq.br/ 0519304809107377. Acesso em 13 de junho de 2014.

SOUZA, Eneida Maria de. De animais e de literatura: Rosa, Kafka e Coetzee. Aletria: Revista de Estudos Literários, Belo Horizonte, v. 21 n.3, p. 83-90, 2011.

SOUZA, Eneida Maria de. De corpos e bonecos. In: CAMARGO, Fábio Figueiredo; PAGANINI, Luiz Antônio; PASSOS, Vinicius Lopes (Org.). Inventário do corpo: recortes e rasuras. Belo Horizonte: Editora Veredas & Cenários, 2011.

SOUZA, Eneida Maria de. Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. 261 p.

SOUZA, Eneida Maria de. Literatura Comparada/indisciplina. In: SCRAMIM, Susana (Org.). O contemporâneo na crítica literária. São Paulo: Editora Iluminuras, 2012, p. 35-42.

SOUZA, Eneida Maria de. Maria com Marcel. Belo Horizonte, 2010.

SOUZA, Eneida Maria de. O escritor vai ao Zoológico. In: MACIEL, Maria Esther. (Org.). Pensar/escrever o animal: ensaios de zoopoética e biopolítica. Florianópolis: Editora UFSC, 2011, p. 245-253.

SOUZA, Eneida Maria de. O futurismo do presente. In: ____ ; TOLENTINO, Eliana da Conceição; MARTINS, Anderson Bastos (Org). O futuro do presente. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 29-39.

SOUZA, Eneida Maria de. O futuro do presente. In: VERANO, Paulo. (Org.). O livro do ano – 2009 – Barsa. São Paulo: BARSA, 2010, p. 276-279.

SOUZA, Eneida Maria de. O século de Borges. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999. 133 p.

SOUZA, Eneida Maria de. O século de Borges. 2 ed. revista e ampliada. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009. 111 p.

SOUZA, Eneida Maria de. O traço, a letra e a bossa. In: MENEZES, Roniere. O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

SOUZA, Eneida Maria de. Pedro Nava e a medicina. In: STARLING, Heloisa Maria Murgel; GERMANO, Lígia Beatriz de Paula; MARQUES, Rita de Cássia. Medicina – história em exame. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p. 218-220.

SOUZA, Eneida Maria de. Pedro Nava, o risco da memória. Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2004. 136 p.

SOUZA, Eneida Maria de. Rosa residual. In: MIRANDA, Wander Melo; SOUZA, Eneida Maria de (Org.). Crítica e Coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, p. 58-69.

SOUZA, Eneida Maria de. Tempo de pós-crítica. Belo Horizonte, Editora Veredas & Cenários, 2007. 168 p.

SOUZA, Eneida Maria de. Um escritor em tempos sombrios. In: HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira (Org.). Imagens, arquivo e ficção em Guimarães Rosa. Curitiba: Editora CRV, 2011, p. 111-119.

ŽIŽEK, Slavoj. For they know not what they do: enjoyment as a political factor. London: Ed. Verso, 1991. 288 p.

Publicado
2017-05-02