SANTIAGO, um dos leitores de Derrida

  • Eneida Maria de Souza UFMG

Resumen

A recepção da obra de Jacques Derrida no Brasil, referente ao período da primeira tradução brasileira de A escritura e a diferença, editada pela Perspectiva em 1971, tem sido até hoje de muito proveito para o avanço dos estudos de ciências humanas, entre elas as de crítica literária e cultural, de literatura comparada, crítica psicanalítica e demais disciplinas da área. Embora a iniciativa de tradução do livro tenha sido de uma editora paulista, é nas universidades do Rio de Janeiro que se processa uma das primeiras divulgações do pensamento de Derrida entre nós, principalmente no interior do curso de pós-graduação em Letras da PUC-Rio. O nível avançado atingido por esse programa possibilitou a abertura teórica para a crítica estruturalista, para novas abordagens do texto literário e para a redefinição de procedimentos analíticos relativos à leitura desconstrutora e formalista. Nesse empenho, a prática estilística e o método parafrástico de interpretação de texto são substituídos por uma abordagem mais rigorosa, pautada pelas noções de ruptura, criação e recorte epistêmico.

Biografía del autor/a

Eneida Maria de Souza, UFMG

Professora titular em Teoria da Literatura da UFMG; professora Emérita da UFMG; graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1966), mestre em Letras (Literatura Brasileira) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutora em Literatura Comparada - Semiologia - Université de Paris VII (1982). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: critica cultural, dependência cultural, Mário de Andrade, biografia literária e critica brasileira. Orientou 7 bolsistas de pós-doutorado, 3 bolsistas recém-doutores com bolsa PRODOC, 22 teses de doutorado,7 dissertações de mestrado, 3 bolsistas de Apoio Técnico, 4 monografias de final de curso, 17 bolsistas de Iniciação Científica.Tem 8 livros publicados, 18 livros sob sua organização, vários artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, além de mais de vinte capítulos de livros. Últimos títulos publicados: Critica cult (2002-2007); Pedro Nava- o risco da memória (2004); Tempo de pós-critica (2007/2011), O século de Borges, (2a edição, 2009), Correspondência - Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa, Organização, introdução e notas (2010)- Prêmio Jabuti 2011; Janelas indiscretas - Ensaios de crítica biográfica (2011), Tempo de pós-crítica, 2a. edição (2012); Modernidade toda prosa, em coautoria com Marília Rothier Cardoso (2014). Participa do Projeto do Acervo de Escritores Mineiros da FALE/UFMG, com a pesquisa "Retratos da cultura popular: diário. ficção, iconografia" (2016/2021). Atuou e atua como membro do comitê editorial de várias revistas nacionais, revista Margens/Márgenes. Assessora ad hoc da CAPES, FAPERJ, FAPESP, FAPESB, CNPq, UERJ. Exerce atividades interinstitucionais como professora-visitante em várias universidades brasileiras, como a UFBA, UERJ, PUC/Rio, UFJF, UFRN, UFC, UFRGS, além de universidades estrangeiras, como as de Nottingham (Inglaterra), Poitiers (França), San Andrés (Argentina). Pesquisadora 1A do CNPq. Bolsa de Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES), na UFSJ- 2010/2012.- 2012/2014.

Publicado
2017-05-05