JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS E A EXALTAÇÃO DO MACHO NA MPB: propostas de leitura

  • Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira UERJ

Resumen

É lugar comum a importância do partilhamento de conhecimentos e saberes na leitura e interpretação dos sentidos textuais. O presente artigo debruça-se sobre aspectos da leitura e do processamento textual, tendo como objeto de análise uma crônica do crítico musical Joaquim Ferreira dos Santos, escrita em homenagem à Waldick Soriano. Nesse texto, ao se debruçar sobre a questão do papel do masculino na MPB, o autor aciona vários intertextos e conhecimentos relacionados à música, fazendo sobressair seu gosto pela temática da "dor" amorosa. Entendendo que a leitura é um processo dialogicamente instituído e que os diferentes gêneros acionam conhecimentos de modo diferenciado, assumimos a importância da ativação de conhecimentos coletivamente partilhados para sua interpretação. Com respeito aos saberes condicionados à leitura, ressaltar-se-á o fato de que o processamento cognitivo dos sentidos se faz sobre um “objeto socio-histórico” (ORLANDI, 2004), que é o texto, cujos fatores linguísticos demonstrarão as perspectivas sociais e históricas do contexto interacionista dos indivíduos em determinado tempo.

Biografía del autor/a

Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira, UERJ

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira). Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa, leitura e escrita, tipologias e gêneros textuais, linguística forense, textualidade e pragmática ilocucionária.

Citas

BAKTHIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes; 1997.

CHARAUDEAU, Patrick e MAINGUENAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 2 ed. São Paulo: Contexto; 2006.

KLEIMAN, Ângela B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes; 2000.

ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4 ed. Campinas: Pontes; 2004

SANTOS, Joaquim Ferreira dos. O compositor popular. Disponível em www.velhosamigos.com.br, acessado em 01/03/2010.

------. Não se faz mais cantor macho como antigamente. Disponível em www.velhosamigos.com.br, acessado em 01/03/2010.

------. Homem que é homem. Disponível em http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/colunas/joaquim/, acessado em 01/03/2010.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Tipologia textual, ensino de gramática e o livro didático. In: HENRIQUES, CLÁUDIO Cezar; SIMÕES, Darcília (Orgs.). Língua e Cidadania: novas perspectivas para o ensino. Rio de Janeiro: Ed. Europa; 2004.

Publicado
2017-08-08