GLAMAZON, SISSY THAT WALK: performances de Drag Queen dicionarizadas

  • Fabiana Poças Biondo UFMS
  • Bruno Cuter Albanese UNICAMP

Resumen

“Glamazon” é o nome de uma das músicas da cantora, apresentadora e atriz RuPaul, uma das drag queens mais famosas e bem sucedidas dos Estados Unidos. Segundo a própria entertainer, a música é uma homenagem a todas as drag queens que fazem e fizeram parte do seu atual projeto mais bem sucedido, o reality show RuPaul’s Drag Race

Biografía del autor/a

Fabiana Poças Biondo, UFMS

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em Letras também pela UEM. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS.Coordena o grupo de pesquisas CNPq Práticas de letramento multi/hipermidiáticas (UFMS). Coordena o PIBID Letras-EAD da UFMS, na área de Linguagens. Principais temas de interesse e atuação: letramentos; tecnologias e ensino de língua; linguagens e identidade; formação de professores; análise linguística.

Bruno Cuter Albanese, UNICAMP

Atualmente sou doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Letras (Licenciatura em Português) e Mestre em Linguística Aplicada pela mesma Universidade. Atuo como professor de leitura e produção de textos para o Fundamental II. Tenho experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando e publicando trabalhos principalmente sobre seguintes temas: ensino e leitura de Literatura; novos e multiletramentos no ensino de Língua Materna; cinema e identidade; ensino de Português para surdos; tradução e adaptação; ensino de leitura e escrita para crianças com diagnósticos de déficit de atenção e dislexia.

Citas

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Oxford: Oxford Univ. Press, 1962.

BAUMANN, R.; BRIGGS, C. Poética e Performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social. Ilha Revista de Antropologia, v. 8, n. 1, 2, p. 185-229, 2006.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CHIDIAC, M. T. V.e OLTRAMARI, L. C. Ser e estar drag queen: um estudo sobre a configuração da identidade queer. Estudos de Psicologia, 9(3), 471-478, 2004.

KNOBEL, M. e LANKSHEAR, C. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre a sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.

MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como lingüista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2006.

MOITA LOPES, L. P. Introdução. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-37.

SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. (Orgs.) Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998.

WOOLARD, K. A. Language Ideology as a Field of Inquiery. Language Ideology: Practiceand Theory, 1998.

Publicado
2017-08-08