ÀS MARGENS DA CRISTANDADE: o imaginário macabro medieval

  • Juliana Schmitt Juliana Schmitt é professora na Faculdade das Américas (FAM) e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Resumen

Fruto das intensas transformações sociais ocorridas ao fim da Idade Média, o imaginário macabro se desenvolveu como consequência das novas maneiras de se perceber a morte e o cadáver. Suas manifestações literárias e imagéticas, tais como “O encontro dos três mortos com os três vivos”, as “Danças Macabras”, os “Ars Moriendi”, os “Triunfos da Morte”, entre outras, concebidas como produções populares e anônimas, surgiram fora do discurso oficial da Igreja, ainda que tenham sido adotadas por ela como exempla. Nesse artigo, analisamos suas características e contribuições ao estudo acerca do entedimento da morte pelo homem medieval. 

Biografía del autor/a

Juliana Schmitt, Juliana Schmitt é professora na Faculdade das Américas (FAM) e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Juliana Schmitt é professora na Faculdade das Américas (FAM) e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Citas

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Publicado
2017-08-08