A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS e a representação do Outro no turismo
Resumen
O Brasil, tem sido há longo dos séculos, objecto de um conjunto de narrativas utilizadas na representação do país. Estas fazem parte das relações, construídas durante todo este tempo, entre o Brasil e os outros povos. Com base nas brochuras turísticas recolhidas nas operadoras de viagens portuguesas, espanholas, italianas, francesas e alemãs verifica-se que o Brasil é representado a partir de três geografias: natural/rural, urbana/cultural e social/humana. Além disso, cada uma das cartografias fornece um conjunto de referências responsável pela caracterização dos destinos. Considerando a importância da realização de estudos sobre a imagem do Brasil e a relevância da temática relativa à representação do “Outro”, estabelecida pelo turismo, este artigo tem como objetivo investigar a representação do Brasil a partir do conteúdo textual das brochuras de promoção turística em Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha, nas temporadas 2014 e 2015.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.