A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS e a representação do Outro no turismo

  • Lélian Patrícia de Oliveira Silveira CEFET-RJ
  • Maria Manuel Baptista Universidade de Aveiro

Resumo

O Brasil, tem sido há longo dos séculos, objecto de um conjunto de narrativas utilizadas na representação do país. Estas fazem parte das relações, construídas durante todo este tempo, entre o Brasil e os outros povos. Com base nas brochuras turísticas recolhidas nas operadoras de viagens portuguesas, espanholas, italianas, francesas e alemãs verifica-se que o Brasil é representado a partir de três geografias: natural/rural, urbana/cultural e social/humana. Além disso, cada uma das cartografias fornece um conjunto de referências responsável pela caracterização dos destinos. Considerando a importância da realização de estudos sobre a imagem do Brasil e a relevância da temática relativa à representação do “Outro”, estabelecida pelo turismo, este artigo tem como objetivo investigar a representação do Brasil a partir do conteúdo textual das brochuras de promoção turística em Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha, nas temporadas 2014 e 2015.

Biografia do Autor

Lélian Patrícia de Oliveira Silveira , CEFET-RJ

Lélian Patrícia de Oliveira Silveira – Doutora em Estudos Culturais (Universidade de Aveiro/Portugal), Pesquisadora do Centro de Investigação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro – Professora no Curso de Gestão de Turismo no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca (CEFET-RJ/Petrópolis) Brasil. E-mail: lelian.silveira@hotmail.com.

Maria Manuel Baptista , Universidade de Aveiro

Maria Manuel Baptista – Doutora em Cultura, Professora Catedrática na área disciplinar de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro, Portugal. E-mail: mbaptista@ua.pt.

Publicado
2020-02-12