O SABER DA LAGOINHA na narrativa de Wander Piroli

  • Marcelino Rodrigo da Silva Rodrigo da Silva UFMG

Resumo

No discurso sobre as cidades, há um lugar comum que diz que todas as cidades são, ao mesmo tempo, iguais e diferentes. Ele está muito bem formulado, por exemplo, no famoso livro de Italo Calvino sobre as cidades invisíveis, quando Kublai Khan percebe que “as cidades de Marco Polo eram todas parecidas, como se a passagem de uma para outra não envolvesse uma viagem mas uma mera troca de elementos” (CALVINO, 1990, p. 42). Esse jogo paradoxal de semelhança e diferença, entretanto, é particularmente dramático no caso das grandes metrópoles periféricas, lugares de encontro de tradições culturais e tendências históricas; lugares de troca, hibridismo e conflito entre essas tradições e tendências; lugares, enfim, onde se pode surpreender, em toda a sua intensidade, a temporalidade múltipla das modernidades precárias, tardias, diferenciais, vernáculas, primitivas ou alternativas – para citar apenas algumas das palavras que se tem usado para falar desse caráter ao mesmo tempo conjuntivo e disjuntivo do processo de modernização.

Referências

BORGES, Jorge Luis. Do rigor na ciência. In: BORGES, Jorge Luis. História universal da infâmia. Trad. Flávio José Cardozo. Porto Alegre: Globo, 1986, p. 71.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FIGUEIREDO, Adriana Araújo & CABRAL, Cleber Araújo. Encham os copos, acendam os cigarros: vai falar Piroli, o filho da mãe. Suplemento Literário de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 1.330, p. 3-6, maio-junho 2010.

FREITAS, Marcus Vinicius de. Cidade, infância e memória em Os rios morrem de sede, de Wander Piroli. Revista do Centro de Estudos Portugueses, Belo Horizonte, v. 26, n. 35, janeiro- junho 2006, p. 49-57.

LACLAU, Ernesto. Universalismo, particularismo e a questão da identidade. In: MENDES, Candido (Coord.) e SOARES, Luiz Eduardo. Pluralismo cultural, identidade e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 229-250.

PAULA, João Antônio de. A Lagoinha: o lugar e o poeta do lugar. In: PIROLI, Wander.

Lagoinha. Belo Horizonte: Conceito, 2003, p. 5-17.

PIROLI, Wander. Lagoinha. Belo Horizonte: Conceito, 2003.

SOUZA, Eneida Maria de. Saberes narrativos. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, 2004, p. 56-66.

Publicado
2017-08-30