ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DA BNCC E OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO TRABALHO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Resumo
O presente estudo objetiva dialogar sobre as implicações da BNCC na organização do trabalho pedagógico do(a) professor(a) de Educação Infantil e sobre a sequência didática como possibilidade organizativa do trabalho docente. Movidas pelos questionamentos: a BNCC trouxe implicações para o planejamento e prática pedagógica do(a) professor de Educação Infantil? Quais as possibilidades, desafios e contribuições da sequência didática para o planejamento e para a organização do trabalho pedagógico? O estudo, de natureza qualitativa, tem corpus de análise de dados, constituído por narrativas de seis professoras de Educação Infantil de Instituição Pública. Ancoramos nossas reflexões bibliográficas em documentos oficias (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEIs e Base Nacional Comum Curricular – BNCC), nos estudos de Oliveira (2012) para pensarmos sobre a organização do trabalho pedagógico e nas reflexões de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Zabala (1998), Oliveira (2013) e Oliveira (2012) para discutirmos sobre sequência didática na Educação Infantil. O estudo revelou que as professoras participantes da pesquisa ancoram sua prática nas prerrogativas das DCNEIs e BNCC e aponta que a sequência didática, embora seja uma modalidade profícua para o desenvolvimento de experiências potencializadoras do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, ainda precisa ser explorada no âmbito da Educação Infantil.
Publicado
2021-12-15
Seção
ARTIGOS
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