CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONTEMPLE O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Resumo
Este artigo trata da Lei 10.639/03 que institui o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira que é uma conquista de muitos anos e se deu através de muitas lutas e embates na qual o Movimento Negro teve grande contribuição e êxito nesse processo. Nesse sentido, com a necessidade de discussões que contemplassem as populações historicamente injustiçadas pela escravidão essa lei vem de encontro no que diz respeito à população negra que sofre com o racismo, preconceito e discriminação na nossa sociedade e onde se predomina a cultura eurocêntrica. Todavia, a escola tem um papel fundamental como instrumento estruturante de formação para desmistificar esses conceitos de dominado e dominador que através dessa lei nos possibilitou reavaliar os currículos e trabalhar a diversidade cultural com Práticas Pedagógicas que resultem de uma maneira positiva frente à implementação da lei 10.639/2003 mediante uma revisão de literatura. Portanto, é de grande relevância a compreensão das ações tomadas pelo professor frente as suas práticas docentes na temática do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, privilegiando metodologias que favoreçam ações relevantes para a apropriação do conhecimento e reconhecimento das identidades, pois nos espaços educacionais ainda nos deparamos com construção de práticas pedagógicas homogeneizantes e elitizantes. Assim sendo, fazer debates e discussões é de grande relevância para a população afrodescendente expondo a sua contribuição histórica favorecendo o combate ao racismo, preconceito e discriminação que configuram as relações sociais no ambiente escolar. Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais. Identidade. Prática Pedagógica. Escola.
Publicado
2020-12-30
Seção
ARTIGOS
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