CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONTEMPLE O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

  • Luciane Monteiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Bartolina Ramalho Catanante Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo trata da Lei 10.639/03 que institui o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira que é uma conquista de muitos anos e se deu através de muitas lutas e embates na qual o Movimento Negro teve grande contribuição e êxito nesse processo. Nesse sentido, com a necessidade de discussões que contemplassem as populações historicamente injustiçadas pela escravidão essa lei vem de encontro no que diz respeito à população negra que sofre com o racismo, preconceito e discriminação na nossa sociedade e onde se predomina a cultura eurocêntrica. Todavia, a escola tem um papel fundamental como instrumento estruturante de formação para desmistificar esses conceitos de dominado e dominador que através dessa lei nos possibilitou reavaliar os currículos e trabalhar a diversidade cultural com Práticas Pedagógicas que resultem de uma maneira positiva frente à implementação da lei 10.639/2003 mediante uma revisão de literatura. Portanto, é de grande relevância a compreensão das ações tomadas pelo professor frente as suas práticas docentes na temática do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, privilegiando metodologias que favoreçam ações relevantes para a apropriação do conhecimento e reconhecimento das identidades, pois nos espaços educacionais ainda nos deparamos com construção de práticas pedagógicas homogeneizantes e elitizantes. Assim sendo, fazer debates e discussões é de grande relevância para a população afrodescendente expondo a sua contribuição histórica favorecendo o combate ao racismo, preconceito e discriminação que configuram as relações sociais no ambiente escolar. Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais. Identidade. Prática Pedagógica. Escola.

Biografia do Autor

Luciane Monteiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Pedagoga, mestranda em educação, Professora na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS
Bartolina Ramalho Catanante, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Doutora (2008) e mestre (1999) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Possui graduação em Pedagogia (1989) e Especialização em História da América Latina (1994), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Curso Mestrado Profissional em Educação. Tem experiência em gestão educacional e formação de professores. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Política educacional, Planejamento e Gestão da Educação Básica, formação de professores, especialmente para a educação das relações étnico - raciais. Atua principalmente nos temas: Gestão, Política Pública e Planejamento Educacional e formação de professores para a as relações étnico-raciais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Planejamento Educacional,História e Formação de Professores para a educação das Relações Étnico-Raciais, GEPPEHER/UEMS. Presidenta do Grupo TEZ - Trabalho, Estudos Zumbi. Ganhadora estadual do Prêmio Betinho - Atitude Cidadã do ano de 2012; Prêmio Medalha Zumbi dos Palmares no ano de 2013; Comenda do Mérito Legislativo pela Câmara Municipal de Campo Grande, 2018
Publicado
2020-12-30