ADAPTAÇÃO BRASILEIRA DAS ESCALAS RENZULLI (SRBCSS-III): CARACTERÍSTICAS MUSICAIS E TEATRAIS

Resumo

Ferramentas de triagem vêm sendo amplamente utilizadas no processo de identificação das altas habilidades/superdotação (AH/S), nesse contexto, a Scales for Rating the Behavioral Characteristics of Superior Students - SRBCSS III se destaca mundialmente. Dada sua relevância, o presente estudo visa apresentar as evidências de validade de conteúdo tradução e adaptação de duas subescalas do instrumento, a saber: musical e teatral, para o português brasileiro, bem como a investigação das evidências de validade de conteúdo. Os processos de tradução e retrotradução foram realizados por quatro tradutores, dando origem a uma versão síntese, elaborada pelos autores. Tal versão foi analisada inicialmente por juízes visando identificar evidências de validade de conteúdo e, posteriormente, pelo público-alvo: professores regulares e especialistas (estudo piloto). Os resultados demonstraram adequação e clareza dos itens das escalas, bem como adequação para uso junto ao público-alvo. Estudos posteriores, voltados à investigação de outras qualidades psicométricas são recomendados.

Biografia do Autor

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística (DCCE), do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), UNESP, campus de São José do Rio Preto. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, UNESP
Carlos Roberto Lopes Júnior, Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, UNESP, campus de São José do Rio Preto
Publicado
2021-12-15