DESAFIOS NA VOZ DOS PROFESSORES TERENA DE AQUIDAUANA

  • Micilene Teodoro VENTURA Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Professores Indígenas. Alfabetização Bilíngue.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar como os professores indígenas Terena constroem sua carreira docente, em meio às dificuldades apresentadas ao trabalhar o processo de alfabetização em contexto do ensino bilíngue, em uma comunidade cuja língua materna é de tradição oral. Esta pesquisa foi desenvolvida com professores alfabetizadores do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental da Escola Indígena Polo General Rondon, localizada na Aldeia Bananal em Aquidauana/MS, Terra Indígena Taunay/Ipegue. O trabalho tem como objetivo analisar e compreender, por meio de narrativas autobiográficas, como os professores se constituem como docentes e construindo uma prática pedagógica em um contexto bilíngue. Fica evidenciado em suas narrativas, que há um longo caminho a ser percorrido em relação a uma proposta de alfabetização em um contexto bilíngue.

Biografia do Autor

Micilene Teodoro VENTURA, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)
ossui graduação em Pedagogia Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008).Graduada em Artes Visuais Faculdade Claretiano (2013). Especialista em Gestão Escolar Escolar e Metodologia do Ensino da Arte pela FACINTER (2012). Mestranda em Educação (UEMS - 2013).Atualmente é professora do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Coordenadora local do Projeto Saberes Indígena na Escola do Município de Anastácio/MS.

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Publicado
2015-12-20