EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CONSCIENTIZAÇÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA

Resumo

A Educação Problematizadora de Paulo Freire parte da realidade imediata. Ela considera o educando como sujeito da ação educativa e propõe uma transformação radical de pensamento. A educação problematizadora parte da experiência existencial do educando, apoiada na criatividade, estimulando a ação e reflexão, visando à transformação social. Por essas características de transformações da realidade que acreditamos que a Educação Problematizadora seja ideal como aliada à Educação Ambiental, pois esta também objetiva a transformação da mentalidade humana em relação à qualidade ambiental, já que a vida depende da natureza estar em equilíbrio. A pesquisa além de qualitativa também é caracterizada como pesquisa bibliográfica. O objetivo do artigo foi discutir a educação ambiental a partir da educação problematizadora de Paulo Freire como uma forma eficiente de atingir a formação de pessoas consciências dos problemas ambientais e capazes refletir e agir na busca de soluções para estes. Foram analisados textos de vários autores que versam sobre a Educação Ambiental no Brasil e os textos de Paulo Freire sobre a educação problematizadora com base na Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Diante disso, a análise textual discursiva dos textos demonstrou que a aplicação da educação problematizadora de Paulo Freire é de grande ajuda na formação de pessoas capazes de conscientes dos problemas ambientais e capazes de refletir e agir na busca da solução de tais problemas.

Biografia do Autor

Eisangela Castedo Maria do Nascimento, fundação de cultura

 

PÓS - DOUTORA EM EDUCAÇÃO/ EDUCAÇÃOAMIENTAL NA ÁREA INDÍGENA/UCDB

MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS/EDUCAÇÃOAMIENTAL NA ÁREA INDÍGENA/UFMS

ESPECIALISTA EM GESTÃO ESCOLAR/UFMS

ESPECIALISTA EM BIOLOGIA/MANEO E CONSERVAÇÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS/UFMS

GRADUADA EM BIOLOGIA/UFMS

Aparecida de Sousa dos Santos , UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
Mestre em Educação (UCDB), graduada em pedagogia (ANAEC) especialista em psicopedagogia clínica e institucional (UNITER), especialista em relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino da história (UFMS), especialista em educação especial e inclusiva com ênfase em deficiências(FAVENI). Professora voluntária na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Heitor Queiroz de Medeiros, UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
Graduado em História (UFMT), Mestre em Ciência Ambiental (USP), Doutor em Ciências – Ecologia e Recursos Natuarais (UFSCar), Professor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado.
Publicado
2023-12-10