EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CONSCIENTIZAÇÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55028/gepfip.v1i11.17780

Resumen

A Educação Problematizadora de Paulo Freire parte da realidade imediata. Ela considera o educando como sujeito da ação educativa e propõe uma transformação radical de pensamento. A educação problematizadora parte da experiência existencial do educando, apoiada na criatividade, estimulando a ação e reflexão, visando à transformação social. Por essas características de transformações da realidade que acreditamos que a Educação Problematizadora seja ideal como aliada à Educação Ambiental, pois esta também objetiva a transformação da mentalidade humana em relação à qualidade ambiental, já que a vida depende da natureza estar em equilíbrio. A pesquisa além de qualitativa também é caracterizada como pesquisa bibliográfica. O objetivo do artigo foi discutir a educação ambiental a partir da educação problematizadora de Paulo Freire como uma forma eficiente de atingir a formação de pessoas consciências dos problemas ambientais e capazes refletir e agir na busca de soluções para estes. Foram analisados textos de vários autores que versam sobre a Educação Ambiental no Brasil e os textos de Paulo Freire sobre a educação problematizadora com base na Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Diante disso, a análise textual discursiva dos textos demonstrou que a aplicação da educação problematizadora de Paulo Freire é de grande ajuda na formação de pessoas capazes de conscientes dos problemas ambientais e capazes de refletir e agir na busca da solução de tais problemas.

Biografía del autor/a

  • Eisangela Castedo Maria do Nascimento, fundação de cultura

     

    PÓS - DOUTORA EM EDUCAÇÃO/ EDUCAÇÃOAMIENTAL NA ÁREA INDÍGENA/UCDB

    MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS/EDUCAÇÃOAMIENTAL NA ÁREA INDÍGENA/UFMS

    ESPECIALISTA EM GESTÃO ESCOLAR/UFMS

    ESPECIALISTA EM BIOLOGIA/MANEO E CONSERVAÇÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS/UFMS

    GRADUADA EM BIOLOGIA/UFMS

  • Aparecida de Sousa dos Santos , UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
    Mestre em Educação (UCDB), graduada em pedagogia (ANAEC) especialista em psicopedagogia clínica e institucional (UNITER), especialista em relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino da história (UFMS), especialista em educação especial e inclusiva com ênfase em deficiências(FAVENI). Professora voluntária na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Heitor Queiroz de Medeiros, UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
    Graduado em História (UFMT), Mestre em Ciência Ambiental (USP), Doutor em Ciências – Ecologia e Recursos Natuarais (UFSCar), Professor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado.

Publicado

2023-12-10