PROFISSIONAL EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O PRESCRITO E O OBSERVADO NO AMBIENTE ESCOLAR

Resumo

A gestão escolar no Brasil ocupa destaque nas pesquisas acadêmicas contemporâneas ao evidenciar as identidades profissionais que transitam o ambiente escolar e, de forma específica, podem contribuir para uma educação integral e pautada nos preceitos da gestão democrática. Partindo de tal perspectiva, e identificando o coordenador pedagógico como uma dessas identidades, a pesquisa apresentada em formato de artigo teve como objetivo geral refletir sobre o perfil e a função do coordenador pedagógico (CP) no âmbito educacional, considerando às inúmeras demandas que este profissional possui em seu ambiente de trabalho. Problematizar como o CP se reconhece, as funções que desempenha frente às prescritas para o exercício da profissão, fez com que, a partir de uma pesquisa bibliográfica documental sobre o tema, se elaborasse um questionário para levantar o perfil do coordenador pedagógico atuante no município de Dourados – MS. Para tanto, as contribuições de Lima (2007), Souza (2009), Placco e Almeida (2010), Aguiar (2011), Franco e Nogueira (2016), dentre outros, foram imprescindíveis. Os dados revelaram que embora os CP enumerem a dimensão formativa aos docentes como algo importante, há pouco tempo para desempenhá-la, já que as atividades que realizam cotidianamente estão relacionadas a priori ao atendimento aos pais, aos alunos e aos professores, além das questões administrativas e de indisciplina discente. Os resultados tratam de um coordenador com excesso de trabalho administrativo e demonstra desvios na execução de sua função que deixam em segundo plano seu fazer pedagógico.
Publicado
2023-12-09