ESCOLA E FAMÍLIA EM COLABORAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Este artigo explora os desafios, perspectivas e metodologia na formação de leitores/as nos anos iniciais do ensino fundamental, focando a colaboração entre escola e família. Questiona-se como essa parceria influencia a formação de leitores/as nessa fase, impactando o desenvolvimento crítico e as habilidades de leitura dos/as alunos/as. Tem como objetivo, discutir a formação de leitores/as, com ênfase na contribuição da escola e da família para a formação de leitores/as. De natureza qualitativa, baseia-se em pesquisa bibliográfica, abordando três eixos: Formação de Leitores; Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Práticas de Leitura na Escola. Principais resultados: a parceria entre escola e família pode instigar o gosto pela leitura desde a infância; a Base Nacional Comum Curricular reconhece a necessidade de mudanças na infraestrutura para construir autonomia na leitura nos primeiros anos do Ensino Fundamental; os/as professores/as têm papel importante em estimular o amor pela leitura desde o início da educação escolar; as experiências iniciais no desenvolvimento mental da criança e a abordagem colaborativa entre escola e família contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, promovendo a leitura desde as primeiras interações. A conclusão reitera que a parceria escola-família na formação de leitores/as é elementar para o desenvolvimento eficaz das habilidades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao explorar essa dinâmica, buscamos enriquecer práticas educacionais nesse contexto específico.

Biografia do Autor

Laísa Veroneze Bisol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW
Doutora em Letras – Estudos literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutora em Comunicação e Informação Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela (USC-ES); Mestra em Letras – Literatura Comparada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da URI – campus de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil
Publicado
2024-12-01