ESCOLA E FAMÍLIA EM COLABORAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo explora os desafios, perspectivas e metodologia na formação de leitores/as nos anos iniciais do ensino fundamental, focando a colaboração entre escola e família. Questiona-se como essa parceria influencia a formação de leitores/as nessa fase, impactando o desenvolvimento crítico e as habilidades de leitura dos/as alunos/as. Tem como objetivo, discutir a formação de leitores/as, com ênfase na contribuição da escola e da família para a formação de leitores/as. De natureza qualitativa, baseia-se em pesquisa bibliográfica, abordando três eixos: Formação de Leitores; Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Práticas de Leitura na Escola. Principais resultados: a parceria entre escola e família pode instigar o gosto pela leitura desde a infância; a Base Nacional Comum Curricular reconhece a necessidade de mudanças na infraestrutura para construir autonomia na leitura nos primeiros anos do Ensino Fundamental; os/as professores/as têm papel importante em estimular o amor pela leitura desde o início da educação escolar; as experiências iniciais no desenvolvimento mental da criança e a abordagem colaborativa entre escola e família contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, promovendo a leitura desde as primeiras interações. A conclusão reitera que a parceria escola-família na formação de leitores/as é elementar para o desenvolvimento eficaz das habilidades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao explorar essa dinâmica, buscamos enriquecer práticas educacionais nesse contexto específico.
Publicado
2024-12-01
Seção
ARTIGOS
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