REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE OS RESULTADOS DA PESQUISA “PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NO DECORRER DA HISTÓRIA DA UNEMAT”

  • Loriége Pessoa Bitencourt Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Este artigo trata do projeto de pesquisa intitulado “Pedagogia Universitária no decorrer da História da UNEMAT: o desenvolvimento profissional docente evidenciado nas narrativas”. Tem como objetivo geral, compreender como a Pedagogia Universitária se incorpora ao desenvolvimento profissional dos docentes, nas diferentes fases da constituição histórica da UNEMAT , percebida nas narrativas desses docentes. Como objetivos específicos: Constituir uma linha do tempo institucional de modo a compreender a trajetória da Universidade no decorrer dos seus 42 anos de existência; Identificar, os docentes que foram reitores, vice-reitores, além de demonstrar a estrutura organizacional da Universidade; Identificar e selecionar os docentes universitários efetivados nos diferentes concursos públicos para Docentes da Educação Superior da UNEMAT, lotados nas diferentes faculdades e cursos do Campus Universitário “Jane Vanini”, Cáceres-MT, no período de 1990 a 2022; Caracterizar o perfil dos docentes universitários efetivos, atuantes nos cursos de graduação da UNEMAT/ Campus Universitário “Jane Vanini”, Cáceres-MT, durante o período considerado; Analisar, a partir das narrativas dos docentes universitários a constituição da docência universitária, suas pedagogias universitárias e o seu desenvolvimento profissional universitário; Reconhecer nas narrativas docentes os saberes/conhecimentos construídos, e os dilemas e desafios resultantes das experiências vivenciadas no processo de desenvolvimento profissional docente em contextos da Pedagogia Universitária. Quanto a metodologia, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa nos levam a certeza de que faz-se prioritário pensar no fazer Universidade, na Pedagogia Universitária, no desenvolvimento profissional dos docentes universitários, no contexto institucional em diferentes épocas e gerações de sujeitos que a ela se dedicam e têm-na como espaço formativo. Compreender o desenvolvimento profissional dos docentes, a partir das suas narrativas, pode revelar elementos importantes para se avançar institucionalmente, pois em uma Universidade contemporânea, a complexidade das relações e dos fazeres se alteram.
Publicado
2024-03-21