MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

  • Ana Caroline Zampirolli Universidade Estadual de Maringá
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma prática pedagógica que identificou teoremas em ação, mobilizados por crianças na Educação Infantil no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática, que elucidam o cumprimento de objetivos relacionados ao campos de experiências orientados pela Base Nacional Comum Curricular. O registro dos dados foi realizado por gravações em áudio, vídeo e desenhos elaborados pelas crianças. Esses dados foram analisados segundo os pressupostos teóricos da Teoria dos Campos Conceituais, resultando na identificação de teoremas em ação mobilizados pelas crianças, na compreensão dos conceitos envolvidos nas tarefas, além dos campos de experiências e objetivos de aprendizagem indicados para o nível de ensino, que foram contemplados no decorrer de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a Modelagem Matemática configurou-se como uma metodologia que favorece o desenvolvimento cognitivo à aprendizagem da Matemática e o desenvolvimento dos campos de experiência e objetivos de aprendizagens próprios desse nível de ensino.
Publicado
2024-12-01