PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICADA EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA AMPARADA POR PAULO FREIRE

  • Ronan Sanabria Pires Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana
  • Bruno Roberto Nantes Araújo Universidade Federal do Mato Grossso do Sul http://orcid.org/0000-0002-7795-8677

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise crítica sobre a temática de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ancorada na experiência do autor em sala de aula durante o periodo de estágio com turma dessa modalidade de ensino, em uma escola pública. O escopo proporciona uma reflexão aprofundada sobre o sujeito e seu processo de formação na EJA. A base teórica do estudo está fundamentado em contextos históricos, desafios e avanços dessa modalidade ensino, propondo uma abordagem qualitativa, amparada em pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica, complementada pelo relato de experiencia do autor, fundamentada principalmente nos estudos de Paulo Freire, destacando sua compreensão sobre uma consciência crítica da realidade social e política do aluno inserido na EJA, em sua maioria, adultos que precisa de um processo de ensino e aprendizagem adaptado à sua realidade. O relato de experiência explora o enfoque da identidade coletiva e as complexas interações entre sujeitos e suas respectivas identidades em um contexto escolar diversificado. O estudo mostrou a EJA se configura como um pilar para desenvolvimento individual e social. Isso implica levar em consideração as vivencias e os conhecimentos prévios do aluno e principalmente, seus ritmos de aprendizagens individuais, exigindo do professor uma postura flexível e a capacidade de promover adaptações específicas para o público alvo da EJA.
Publicado
2024-12-01