PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) APLICADA EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA AMPARADA POR PAULO FREIRE
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise crítica sobre a temática de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ancorada na experiência do autor em sala de aula durante o periodo de estágio com turma dessa modalidade de ensino, em uma escola pública. O escopo proporciona uma reflexão aprofundada sobre o sujeito e seu processo de formação na EJA. A base teórica do estudo está fundamentado em contextos históricos, desafios e avanços dessa modalidade ensino, propondo uma abordagem qualitativa, amparada em pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica, complementada pelo relato de experiencia do autor, fundamentada principalmente nos estudos de Paulo Freire, destacando sua compreensão sobre uma consciência crítica da realidade social e política do aluno inserido na EJA, em sua maioria, adultos que precisa de um processo de ensino e aprendizagem adaptado à sua realidade. O relato de experiência explora o enfoque da identidade coletiva e as complexas interações entre sujeitos e suas respectivas identidades em um contexto escolar diversificado. O estudo mostrou a EJA se configura como um pilar para desenvolvimento individual e social. Isso implica levar em consideração as vivencias e os conhecimentos prévios do aluno e principalmente, seus ritmos de aprendizagens individuais, exigindo do professor uma postura flexível e a capacidade de promover adaptações específicas para o público alvo da EJA.
Publicado
2024-12-01
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.