A OBRA DO PEQUENO PRÍNCIPE: POSSIBILIDADES DO IMAGINÁRIO INFANTIL COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Resumo

O presente texto emerge de um recorte do Projeto de Extensão intitulado “Atuação e Formação Docente: um encontro com o Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry”, do Campus de Aquidauana, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem por objetivo utilizar o clássico infanto-juvenil para demonstrar como a ancestral arte da contação de histórias pode ser uma importante ferramenta pedagógica; pois, apresenta a literatura de uma maneira lúdica e mais atraente para um público que, embora sabendo ler, não tem o hábito da leitura (crianças e adolescentes). Apoiando-se em estudos desenvolvidos por pesquisadores da área da educação, o projeto sublinha uma metodologia para o desenvolvimento da obra na íntegra, para as crianças do Ensino Fundamental I; explorando e discutindo seus variados contextos e sua simbologia, bem como o desenho, interpretação textual e visual. Dessa forma, apresentam-se, nestes estudos, o projeto, as ações e o resultado como uma forma de possibilidade de ampliação da Cultura Literária. Enfatiza-se o fato de que desenvolver nas crianças o prazer pela leitura destaca a correlação entre a arte, a cultura e as outras formas do saber como parte integrante do processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Laisa Adriana Silva Gomes, UFMS - ACADÊMICA
Formada em Curso Técnico de Serviços Jurídicos e atualmente graduando em Pedagogia Licenciatura na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, com experiência como residente pedagógica e bolsista de ações de extensão na mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Criança Infância - GEPCI, demonstrando compromisso com o desenvolvimento educacional e a pesquisa acadêmica.
Publicado
2024-12-01