POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DA DIALÉTICA SIGNIFICADO↔SENTIDO EM PESQUISA EDUCACIONAL DE TEOR ONTOLÓGICO: REFLEXÕES PRELIMINARES

Resumo

A partir dos pressupostos vigotskianos e bakhtinianos, este artigo discute as possíveis implicações da dialética significado↔sentido (znatchenie↔smisl, em russo) para uma pesquisa de natureza ontológica. Parte-se da premissa de que a natureza de uma investigação ontológica é, fundamentalmente, sócio-histórica. A reflexão teórica é realizada, principalmente, a partir dos textos produzidos por Bakhtin (2016, 2023), Góes (1991), Toassa (2020), Tonet (2013), Vigotski (2009, 1929/2000), Volóchinov (2017) e Yasnitsky (2016). O diálogo com tais autores corrobora com a estruturação da argumentação acerca das possíveis implicações da dialética significado↔sentido para o contexto de pesquisas educacionais. A problemática que dá origem às reflexões advém de uma pesquisa doutoral – em desenvolvimento – que, em síntese, investiga a natureza das ações educativas desenvolvidas por bibliotecárias(os) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Apesar das ações educativas serem uma atribuição de tais profissionais, institucionalmente, não há documento oficial que defina de forma direta as especificidades dessa ação. De forma similar, academicamente, seja na área da educação ou na área da biblioteconomia, ainda se observa uma lacuna na abordagem sobre a natureza dessa ação. A partir das reflexões traçadas, se alcança a conclusão – provisória – que uma pesquisa de teor ontológico requer a análise sistêmica e dialética dos sentidos expressos na fala de cada sujeito participante da pesquisa, considerando-as como produtos sociais evocados. Tais sentidos, férteis de conteúdos intelectuais e afetivos, poderão contribuir de forma ímpar para a composição de um significado (mais estável, provisório e em constante transformação). Em suma, é preciso trilhar o caminho que vai do elemento mais fluido em direção ao elemento mais estável, isto é, do sentido ao significado, sem apagar o contínuo movimento que se dá, também, na direção inversa.

Biografia do Autor

Ágata N. Gomes de Souza, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC e em Práticas Educativas em Bibliotecas Escolares pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bacharela em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e bacharela/licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, práticas educativas e processos psicossociais (GEPEP/ UFSCar Sorocaba). Atualmente, atua como Bibliotecária-documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Câmpus Jacareí. Tem experiência na área de Educação e Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, leitura, cultura e tecnologias.
Izabella Mendes Sant'Ana, Universidade Federal de São Carlos / Campus Sorocaba
Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar (2003) e Doutora em Psicologia (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutorado em Psicologia Escolar na University of California, Berkeley - USA (2015). Membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. É vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Educação (PPGEd - UFSCar Campus Sorocaba) e líder do grupo de pesquisa sobre Educação, práticas educativas e processos psicossociais (GEPEP/CNPq). É membro do do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação- Educação Especial (NEPEDE-EEs- UFSCar), coordenado pela Profa. Dra. Débora Dainez. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, políticas educacionais, formação e atuação de professores, intervenção psicossocial e proteção da criança e do adolescente.
Publicado
2024-12-01