POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DA DIALÉTICA SIGNIFICADO↔SENTIDO EM PESQUISA EDUCACIONAL DE TEOR ONTOLÓGICO: REFLEXÕES PRELIMINARES
Resumo
A partir dos pressupostos vigotskianos e bakhtinianos, este artigo discute as possíveis implicações da dialética significado↔sentido (znatchenie↔smisl, em russo) para uma pesquisa de natureza ontológica. Parte-se da premissa de que a natureza de uma investigação ontológica é, fundamentalmente, sócio-histórica. A reflexão teórica é realizada, principalmente, a partir dos textos produzidos por Bakhtin (2016, 2023), Góes (1991), Toassa (2020), Tonet (2013), Vigotski (2009, 1929/2000), Volóchinov (2017) e Yasnitsky (2016). O diálogo com tais autores corrobora com a estruturação da argumentação acerca das possíveis implicações da dialética significado↔sentido para o contexto de pesquisas educacionais. A problemática que dá origem às reflexões advém de uma pesquisa doutoral – em desenvolvimento – que, em síntese, investiga a natureza das ações educativas desenvolvidas por bibliotecárias(os) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Apesar das ações educativas serem uma atribuição de tais profissionais, institucionalmente, não há documento oficial que defina de forma direta as especificidades dessa ação. De forma similar, academicamente, seja na área da educação ou na área da biblioteconomia, ainda se observa uma lacuna na abordagem sobre a natureza dessa ação. A partir das reflexões traçadas, se alcança a conclusão – provisória – que uma pesquisa de teor ontológico requer a análise sistêmica e dialética dos sentidos expressos na fala de cada sujeito participante da pesquisa, considerando-as como produtos sociais evocados. Tais sentidos, férteis de conteúdos intelectuais e afetivos, poderão contribuir de forma ímpar para a composição de um significado (mais estável, provisório e em constante transformação). Em suma, é preciso trilhar o caminho que vai do elemento mais fluido em direção ao elemento mais estável, isto é, do sentido ao significado, sem apagar o contínuo movimento que se dá, também, na direção inversa.
Publicado
2024-12-01
Seção
ARTIGOS
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