PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE O EMPODERAMENTO DA CRIANÇA NEGRA

  • Camila Freire da Silva UERN
  • Francisca Maria Gomes Cabral

Resumo

A educação desempenha um papel crucial na formação de indivíduos conscientes e críticos. Este artigo tem por objetivo realizar um mapeamento das produções que discutem o empoderamento das crianças negras, foca especificamente as estratégias de letramento literário, com o público-alvo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa, configurando-se como uma revisão bibliográfica, do tipo estado do conhecimento. A base de dados é composta de publicações científicas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com recorte temporal de 2013 à 2023, a revisão bibliográfica resgatou 12 obras de relevância, sendo que apenas seis estabelecem relações diretas com a proposta do objeto de pesquisa. A análise dos dados revelou o baixo quantitativo de obras, que se ocuparam em pesquisar o empoderamento da criança negra nessa etapa da educação básica, os estudos estão localizados em sua maioria na região sudeste, em especial, no estado do Rio de Janeiro. Identificou-se que alguns estudos voltados para as estratégias de letramento literário são realizados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Além disso, o maior número de produções se refere a pesquisas em nível de mestrado; dentre essas, a maioria são caracterizadas, metodologicamente, como pesquisas documentais e bibliográficas. As demais, são do tipo pesquisa-ação ou intervenção, com diferentes abordagens e procedimentos. Palavras-chave: Empoderamento. Letramento literário. Estado do conhecimento.
Publicado
2024-12-03