PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE O EMPODERAMENTO DA CRIANÇA NEGRA
Resumo
A educação desempenha um papel crucial na formação de indivíduos conscientes e críticos. Este artigo tem por objetivo realizar um mapeamento das produções que discutem o empoderamento das crianças negras, foca especificamente as estratégias de letramento literário, com o público-alvo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa, configurando-se como uma revisão bibliográfica, do tipo estado do conhecimento. A base de dados é composta de publicações científicas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com recorte temporal de 2013 à 2023, a revisão bibliográfica resgatou 12 obras de relevância, sendo que apenas seis estabelecem relações diretas com a proposta do objeto de pesquisa. A análise dos dados revelou o baixo quantitativo de obras, que se ocuparam em pesquisar o empoderamento da criança negra nessa etapa da educação básica, os estudos estão localizados em sua maioria na região sudeste, em especial, no estado do Rio de Janeiro. Identificou-se que alguns estudos voltados para as estratégias de letramento literário são realizados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Além disso, o maior número de produções se refere a pesquisas em nível de mestrado; dentre essas, a maioria são caracterizadas, metodologicamente, como pesquisas documentais e bibliográficas. As demais, são do tipo pesquisa-ação ou intervenção, com diferentes abordagens e procedimentos. Palavras-chave: Empoderamento. Letramento literário. Estado do conhecimento.
Publicado
2024-12-03
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.