ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS ELABORADAS PARA AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.

Resumo

A presente pesquisa buscou revelar as condições em que a prática docente ocorre nos laboratórios de Ciências (LC) utilizando os planejamentos das Atividades Experimentais Investigativas (AEI) de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS. Isso significa compreender os elementos que compõem os planejamentos desses professores e apontar os saberes construídos na formação inicial e ao longo da carreira. A pesquisa apresenta uma metodologia de abordagem qualitativa, com delineamento exploratório. Os dados foram coletados por meio dos planejamentos de aulas de AEI, analisados, utilizando a ferramenta Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação. Os resultados mostraram que P1, P3 e P5 conseguiram trazer vários aspectos da AEI, os outros planejamentos sugeriram uma aula prática sem os passos do ensino investigativo. Concluímos que a análise dos planejamentos dos participantes, trazem as concepções dos professores sobre as AEI, entretanto, constatamos que alguns não se aproximam de elementos investigativos importantes ou não são descritos, como o problema a ser resolvido, levantamento de hipóteses e as discussões.

Biografia do Autor

Neila Andrade Tostes López dos Santos, Secretaria de Gestão- EGOV
Formada em Biologia pela Universidade Barão de Mauá em Ribeirão Preto/SP, pós graduada Informática na Educação(Uniderp) , Práticas Pedagógicas Interdisciplinares(UCDB) e Coordenação Pedagógica(UFMS), atuou na formação de professores na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, foi professora da Divisão de Tecnologia Educacional de 2010 até 2016, depois foi lotada na Gerência do Ensino Fundamental e Médio no currículo de Ciências (2018), foi lotada no Centro de Formação - CEFOR da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, é Mestre no Ensino de Ciências pela UFMS (2016). Doutorado no Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.(2022).
Vera de Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ) (1984), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é docente efetiva da UFMS, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências, Pós-graduação Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências - Instituto de Física. Atua como pesquisadora nas linhas de Formação de Professores de Ciências e Biologia, Didática das Ciências e no Ensino de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq.
Publicado
2024-12-01