A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE ENTRE FAMÍLIA, EDUCADORES E TERAPEUTAS NOS CUIDADOS ÁS CRIANÇAS COM AUTISMO: EMPATIA, COMUNICAÇÃO RESPEITOSA E ACOLHEDORA.
Resumo
Esta pesquisa analisa como o trabalho em equipe entre pais, educadores e terapeutas pode transformar os cuidados destinados às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio de entrevistas qualitativas, foram analisadas as percepções e sentimentos de pais e profissionais sobre os desafios enfrentados nas relações de apoio, comunicação, capacitação e suporte recebidos. Os resultados evidenciaram impactos negativos, bem como uma sobrecarga emocional significativa entre cuidadores e profissionais quando a participação coletiva está ausente. Fundamentada nas teorias de Carl Rogers, a pesquisa destaca a importância da empatia, compreensão, escuta ativa e comunicação consciente para fortalecer vínculos, e nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com foco na generalização de habilidades como base para promover autonomia e aprendizagens significativas e contínuas, enfatizando a importância da colaboração de uma equipe. Conclui-se que a construção de uma rede de apoio sólida, amparada em comunicação acolhedora, esforços compartilhados, compaixão e capacitação contínua, é essencial para potencializar o desenvolvimento das crianças com TEA e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos. Palavras-chave: Autismo, Rede de Apoio, Compaixão, Empatia, ABA.
Publicado
2025-02-15
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.