ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: O PAPEL TRANSFORMADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA

“HIGH ABILITIES/GIFTEDNESS: THE TRANSFORMATIVE ROLE OF CONTINUING EDUCATION”.

  • Luciane Jesus Velasquez UCDB

Resumo

Este estudo foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Altas Habilidades/Superdotação, parte da Especialização em Educação Especial pela UEMS, em Dourados/MS. O objetivo central é abordar os direitos dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), com base na legislação vigente, destacando suas características e desmistificando os mitos e a invisibilidade que cercam esse público. O trabalho enfatiza a relevância da formação continuada para os profissionais da educação como uma ferramenta essencial para reconhecer e atender a essas demandas de maneira efetiva. Com base em uma abordagem bibliográfica, as análises apontam para a importância de promover visibilidade e conhecimento sobre as características desses alunos. A identificação precoce é destacada como fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que assegurem uma educação inclusiva, transformadora e alinhada às necessidades contemporâneas dos alunos com AH/SD.
Publicado
2025-08-21