DIÁLOGOS ACERCA DA ABORDAGEM STEAM A PARTIR DO GINÁSIO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO

  • Carlos Thiago Cruz da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá
  • Mônica dos Santos Melo Universidade Estácio de Sá

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão presentes nas mais diversas esferas da vida social, impactando significativamente as relações humanas e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a concepção dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) tem ganhado espaço nas escolas públicas da Secretaria Munipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, especialmente por sua aderência à abordagem pedagógica STEAM. Essa abordagem incorpora, entre outros elementos, atividades MAKER, com ênfase na criatividade, na inovação e na aprendizagem prática. Seu propósito é promover uma aprendizagem mais significativa e integradora entre as diferentes áreas do conhecimento. O presente estudo realizou uma revisão sistemática orientada pela seguinte questão norteadora: Qual é a influência da abordagem STEAM na educação básica segundo pesquisas realizadas no período de 2022 a 2023? Os resultados indicam que a abordagem STEAM constitui um campo de conhecimento em expansão, com grande potencial para o processo de ensino. No entanto, também foram identificados desafios que ainda precisam ser superados para que sua implementação seja mais eficaz e ampla no contexto da escola básica. Palavras-chave: Ginásio Tecnológico Experimental. Aprendizagem. STEAM. Cultura Maker.

Biografia do Autor

Carlos Thiago Cruz da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá
Doutor em Educação na área de concentração da Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Novas Tecnologias na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Especialista em Tutoria EAD e docência do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Metropolitana (FAMEESP). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nas Deficiências pela Faculdade Futura. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Graduado em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Mônica dos Santos Melo, Universidade Estácio de Sá
Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2025-12-27