PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0

  • Helen Aureliano Santos de Araújo Universidad Del Sol
  • Kleyton Adriano Silva Universidad Del Sol

Resumo

Nas sociedades humanas, a invenção das tecnologias vem servindo como uma forma de trazer maior praticidade e bem-estar ao homem, adaptando o ambiente às suas necessidades. Com isso, podemos compreender que o uso das tecnologias tem transformado as formas de viver, de compartilhar o conhecimento e de interagir socialmente, fato que repercutiu em mudanças no processo educativo. Sob esse aspecto, surge a percepção que alia às tecnologias digitais à concepção de educação de qualidade e consequentemente, as necessidades educativas atuais. Aliado a isso, surge a concepção de gestão escolar democrática e participativa, à qual todos os membros da comunidade escolar estão aptos a participar da tomada de decisões em prol do interesse educacional coletivo. Nessa perspectiva, o presente artigo busca investigar vantagens e desafios da inserção das tecnologias no âmbito educacional e de que forma a gestão escolar democrática coopera com um ensino fundamentado na educação 4.0.

Biografia do Autor

Helen Aureliano Santos de Araújo, Universidad Del Sol
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (2000) e mestrado em Ciências da Educação - Universidad Del Sol (2020). Atualmente é gestora escolar da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Francisco Carneiro. Doutoranda em Ciências da educação da Universidade del Sol em Assunción – PY Professora da educação básica
Kleyton Adriano Silva, Universidad Del Sol
Doutorando em Ciências da Educação, e Mestre em Ciências da Educação pela UNADES-PY, licenciado em Letras (2014) e Pedagogia (2015) pela FUNESO. Possui especializações no campo educacional e vasta experiência em Gestão Escolar. Atua na Rede Estadual de Educação de Pernambuco e Rede Municipal da Cidade do Paulista-PE
Publicado
2025-11-01