PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0
Resumo
Nas sociedades humanas, a invenção das tecnologias vem servindo como uma forma de trazer maior praticidade e bem-estar ao homem, adaptando o ambiente às suas necessidades. Com isso, podemos compreender que o uso das tecnologias tem transformado as formas de viver, de compartilhar o conhecimento e de interagir socialmente, fato que repercutiu em mudanças no processo educativo. Sob esse aspecto, surge a percepção que alia às tecnologias digitais à concepção de educação de qualidade e consequentemente, as necessidades educativas atuais. Aliado a isso, surge a concepção de gestão escolar democrática e participativa, à qual todos os membros da comunidade escolar estão aptos a participar da tomada de decisões em prol do interesse educacional coletivo. Nessa perspectiva, o presente artigo busca investigar vantagens e desafios da inserção das tecnologias no âmbito educacional e de que forma a gestão escolar democrática coopera com um ensino fundamentado na educação 4.0.
Publicado
2025-11-01
Seção
ARTIGOS
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