CINEMA, AUDIOVISUAL E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo

Este artigo investiga o potencial pedagógico do cinema e audiovisual e a possibilidade de formulação de políticas públicas de cinema na escola, a partir de estudo sobre a construção de materiais didáticos audiovisuais desenvolvido junto à comunidade escolar do Centro de Excelência em Educação Integral Senador Paulo Sarasate, localizado em São Cristóvão, Sergipe. O trabalho tem como fundamentos, além das normativas do campo da educação e das teorias e práticas cinematográficas, as experiências realizadas pelo Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (Nice/UFS). O Nice é um programa da graduação em Cinema e Audiovisual e do Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais, da Universidade Federal de Sergipe, que integra docentes e discentes de graduação e pós-graduação e docentes e discentes da Educação Básica em experiências de cinema, educação e direitos humanos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Colucci, Universidade Federal de Sergipe
Doutora em Multimeios (UNICAMP), docente da graduação em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Cinema (PPGINE), da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE/UFS).
Kleverton Almeida Souza, Universidade Federal de Sergipe
Mestre pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGINE) e graduado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE/UFS).
Milena Araujo de Souza, Universidade Federal de Sergipe
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGINE) e graduada em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE/UFS).
Publicado
2025-11-01