DEVIRES E EDUCAÇÃO MENOR: PERSPECTIVAS E ESTUDOS DA OBRA DRAMATÚRGICA DE EULER LOPES TELES

  • Kelly Helena Santos Caldas UFS
  • Dinamara Garcia Feldens
  • Wendy Santos Cordeiro

Resumo

Este texto é resultado de um projeto de pesquisa realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, que teve como objetivo principal compreender criticamente como o teatro contemporâneo presente na escrita dramatúrgica da sergipana Euler Lopes Teles se relaciona e se movimenta com conceitos de devir, educação menor, a partir do filósofo Gilles Deleuze. Durante os estudos foram realizadas leituras das peças teatrais da escritora sergipana, tendo como foco maior o enredo e a personagem do monólogo “Senhora dos Restos”. Buscando corroborar na construção de uma educação de resistência, rizomática, feminista e criativa, analisou-se aqui as relações interdisciplinares entre teatro e educação, entre educação menor (Gallo, 2017), devires (Deleuze; Guattari; 1997) e feminismo decolonial em Anzaldúa (2000) e Hooks (2017).
Publicado
2025-11-01