(RETRO)PERSPECTIVAS E CONTORNOS DE CURRÍCULOS EDUCATIVOS EM MOÇAMBIQUE
Resumo
O presente artigo cujo tema é (Retro)Perspectiva e Contornos de Currículos Educativos têm como objectivo descrever, por via de comparação, modelos curriculares: anticolonial, colonial e pós-colonial, com intuito de compreender o problema das práticas educativas ocidentais que se arrastam até hoje. Essas práticas já vêm sendo acusadas, por vários intelectuais de actualidade, de serem obsoletas por desvalorizarem e discriminar saberes locais, além de promover a ausência de pensamento crítico, retardamento da intelectualidade e prolongamento da colonização, por explicitar hegemonias culturais esmagadoras. Portanto, esta descrição permite perspectivar novos modelos pró-sociais abertos às comunidades locais autóctones. Com isso, não está em voga a neutralidade curricular, nem multiculturalismo ou diversidade, tampouco pretende-se aviltar a globalização de saberes. Todavia, pretende-se sim, despertar a consciência sobre a harmonização e valorização de saberes. Para a produção deste artigo recorreu-se à exploração de abordagens anteriores sobre a mesma problemática, baseada em estudos bibliográficos e documentais citados no texto. Como resultado, espera-se que os saberes locais sejam integrados nos currículos escolares em Moçambique, com novo modelo de educação para permitir a fácil compreensão de conhecimentos técnico-científicos e universais à medida que permitirá a valorização e reprodução de saberes locais.
Publicado
2025-11-02
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.