CRIATIVIDADE EM JOGO E LINGUAGEM SIMBÓLICA: uma leitura sobre as influências no processo de aprendizagem

  • Ianamary Monteiro MARCONDES UFMS
  • Jucimara ROJAS UFMS/CCHS
Palavras-chave: Criatividade em jogo. Linguagem Simbólica. Aprendizagem.

Resumo

O presente estudo busca realizar uma leitura a respeito da influência da criatividade em jogos e da linguagem simbólica no processo de aprendizagem do aluno. Nesse sentido, cabe ressaltar que a Educação Física é uma ciência em busca de identidade, onde seus conteúdos ainda são trabalhados buscando o adestramento dos corpos sem preconizar a aprendizagem, apenas a eficácia. Acreditamos que o professor precisa realizar o encontro entre as ideias e os conteúdos, entre as subjetividades e a prática para que a aprendizagem do aluno seja significativa. Encontro esse que resulta na criatividade. A criatividade em jogos deve ser constante na prática do professor de Educação Física, pois não podemos mais trabalhar o jogo pelo jogo, sem objetivos além da técnica e sem olhar para nossos alunos.

Biografia do Autor

Ianamary Monteiro MARCONDES, UFMS
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco e Portal Educação. Atualmente cursa Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Atua como Professora Substituta do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Principais áreas de atuação: jogo e ludicidade, processo de aprendizagem, dança e lutas na Educação Física Escolar.
Jucimara ROJAS, UFMS/CCHS
Profissional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Titular, com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1974),. Mestrado em Educação, Supervisão e Currículo: pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) .Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós- Doutorado pela Universidade de Aveiro -Portugal em Formação, Desenvolvimento Humano e Ludicidade em Educação de Infância (2004). Atualmente como Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com experiência na área de Educação, ênfase em Educação,Formação Lúdica, Cultura e Prática Docente Interdisciplina, atua principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Interdisciplinaridade, Filosofia da Infância , Cultura e Linguagem Simbólica,Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Infância, Formação,Prática Docente e Ludicidade Infantil em ações de efetividade teórica e prática.

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Publicado
2014-10-31