QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE AQUIDAUANA-MS

RELATOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO

  • Helen Paola Vieira Bueno UFMS/CPAQ
  • Damares de Matos Caetano

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a Qualidade de Vida (QV) e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de professores do ensino fundamental no município de Aquidauana-MS. Para alcançar este objetivo foram realizadas pesquisas bibliográficas, leituras de artigos científicos, de capítulos de livros e uma pesquisa de campo utilizando o método de entrevistas de fonte escrita. Foi aplicado um questionário em 8 professoras do ensino fundamental do município de Aquidauana-MS. A pesquisa contou com vinte e seis questões objetivas sobre dados sociodemográficos, percepções sobre seu trabalho e sua qualidade de vida no trabalho. O presente trabalho apresenta discussões e reflexões sobre a qualidade de vida no trabalho docente e apontou que a maioria dos professores tem alta motivação para trabalhar, muito orgulho da profissão, pensam em mudar de profissão e caracterizam como ruim sua remuneração sendo que precisam de outras fontes de renda para se sustentar, relatam sentir dores ou desconforto para trabalhar. Uma atenção maior do poder público precisa ser dispensada a saúde mental e física desses docentes.

Biografia do Autor

Helen Paola Vieira Bueno, UFMS/CPAQ
Psicóloga; Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ); Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos Culturais (PPGCult) da UFMS/CPAQ; Membro do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador (UCDB/ CNPq). E-mail: helen.bueno@ufms.br.
Damares de Matos Caetano
Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Aquidauana. Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia UFMS-CPAQ. E-mail: damaresmattosieq@gmail.com.
Publicado
2020-01-20