CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DA NEUROPSICOLOGIA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ADULTA- ANDRAGOGIA

  • Bruna Oliveira Centro Universitário UNIFASIPE/MT
  • Isabella Cucci da Paixão Centro Universitário UNIFASIPE/MT
  • Kelly Cristina Inhoato Centro Universitário UNIFASIPE/MT
  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de MS/ Aquidauana

Abstract

O processo de aquisição da aprendizagem, vem sendo alvo de pesquisas independende da idade nas últimas décadas, e este processo tem ocorrido não somente no ambiente escolar, mas também no ambiente corporativo, onde organizações tem entendido a importância de desenvolver seus colaboradores. Tomando como ênfase os métodos para a aprendizagem de adultos e suas experiências previamente adquiridas, delineou-se a questão problema deste artigo, quais as contribuições da Neurociência e da Neuropsicologia para os processos de aprendizagem do adulto? Para buscar responder ao problema proposto, caminhou-se para elaboração do objetivo geral , conhecer as contribuições da neurociência e da neuropsicologia para os processos de aprendizagem no adulto, também conhecida como Andragogia, que é a ciência ou método empregado para orientar o aprendizado destes. Conceituar e diferenciar Neurociência, neuroaprendizagem e neuropsicologia, identificar como a criança aprende através dos conceitos propostos pela Pedagogia, bem como descrever as contribuições da Andragogia ao processo de aquisição da aprendizagem no adulto, constituem-se nos objetivos especificos da pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos tratou-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo explicativa com abordagem qualitativa. Autores como Freire (1980), Tardif (2000), Malloy-Diniz (2010), Gerra (2011), Oliveira (2014), entre outros contribuiram para o resultado desta pesquisa. A aprendizagem para o adulto, ganha ênfase quando é orientada para a resolução de problemas e tarefas da sua vida cotidiana, com participação e troca de experiências, exemplos práticos e dinâmicos de vivência dos mesmos, possibilitando a percepção e resolução de forma participativa, sendo desaconselhável uma lógica puramente centrada em conteúdos, tendo em vista que estará mais disposto a iniciar um processo de aprendizado se compreender sua utilidade.
Published
2020-06-30