LEITURA NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: A EXPERIÊNCIA DO GENTE QUE LÊ NA ESCOLA BÁSICA, DE GOIANÉSIA DO PARÁ, PA
Abstract
Este artigo é o resultado de uma ação de incentivo à leitura realizada no Colégio Estadual Anunciada Chaves, em Goianésia do Pará, Sudeste do Pará. O gente que lê na escola básica foi desenvolvido no mês de abril de 2019, a ação se inseriu como parte dos diferentes projetos pedagógicos colocados em curso na escola. Esta experiência revelou o público leitor da escola e a natureza da literatura consumida por ele, bem como, a construção dos seus diversos percursos de vida, com os livros. A rede analítica dialoga com o conceito de fronteira de Martins (2009), Território e Cidadania, Santos (2002). Ao final do evento foi possível identificar que essas ações podem ser outras chaves de leitura da realidade educacional local, também, nas dimensões da classe, da raça e do gênero frente às práticas de leitura, esta que é um dos desafios constantes do fazer docente, na fronteira escolar amazônica.
Published
2020-12-31
Section
ARTIGOS
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e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
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g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
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